Skip to content

blog.

Abarth 595 Pista 160cv – Caixinha de emoções

02 Oct 2021 0 Comments

O Abarth 595 pode assemelhar-se muito ao Fiat 500 e ter a sua forma de “caixinha”, mas é uma “caixinha” cheia de emoções!  

O design exterior é muito semelhante ao do Fiat 500 com a diferença de ter uns pormenores mais musculados, como é o caso das embaladeiras mais largas e uma distância ao solo mais reduzida. Na parte dianteira temos um para-choques frontal com umas grandes aberturas, tal como as grelhas que também têm uma maior abertura para refrigeração do motor. Tratando-se do modelo Pista temos o spoiler inferior detalhado a vermelho. Na parte lateral temos um centro de gravidade mais baixo que no Fiat 500, umas embaladeiras maiores no fundo da porta e umas jantes de 17 polegadas a preto, que contrastam com as bombas de travão a vermelho tal como um pormenor ao centro das jantes e dos retrovisores. Temos ainda junto à porta o símbolo do Abarth e 595. Na parte traseira temos um para-choques alargado com um grande difusor e um spoiler generoso no topo da bagageira. A cereja no topo do bolo são mesmo as quatro saídas de escape Record Monza que emitem uma sonoridade espetacular e, que nos incute a puxar mais pelo 595 para o podermos ouvir cada vez mais alto. 

O design interior é muito igual ao do 500, até no tablier no lado do pendura temos o logótipo 500, que na nossa opinião podia ter sido trocado pelo 595, um detalhe que o tornaria mais especial. As únicas diferenças do 595 para o 500 são as baquets desportivas, um volante desportivo e um pequeno manómetro “Sport” com a indicação dos bar. A qualidade de construção é razoável, existe alguns elementos que não estão tão bem montados e os materiais são na sua generalidade plástico, com a exceção de um material suave com efeito pesponto na cobertura dos manómetros. Achamos que poderia haver mais detalhes que tornassem o 595 mais diferenciado e justificassem o preço. As baquets têm um bom encosto e a habitabilidade para os passageiros da frente é boa, no entanto na parte de trás apenas se recomenda o transporte de crianças.  

O sistema de infotainment não é dos melhores, os gráficos e a velocidade de processamento não surpreendem muito e o seu tamanho é pequeno para os dias de hoje, pois são de apenas 7 polegadas. No entanto é intuitivo e tem alguns aspetos interessantes. Por exemplo, quando ligamos o carro aparece-nos uma imagem do Abarth a deixar a garagem e quando desligamos o Abarth a entrar na garagem, até parece que estávamos a jogar Gran Turismo! Temos ainda a aplicação Abarth Telemetry que é direcionada para circuito, onde numa volta de reconhecimento o computador vai desenhar a pista e depois irá contar o nosso tempo por volta e, consoante a nossa prestação podemos ganhar emblemas como troféus, mais uma vez parece que estamos a jogar Gran Turismo. A aplicação já tem alguns circuitos mundialmente conhecidos como predefinição, e caso tenhamos Apple Carplay ou Android Auto é nos possível partilhar os nossos resultados. Temos ainda um painel de instrumentos digital, mas é muito básico apenas troca o seu aspeto se trocarmos do modo normal para o modo Sport, e mostra informações como os consumos, autonomia, as ajudas de condução ativas, etc.  

Nas ajudas à condução temos o assistente de estacionamento, o assistente de manutenção na faixa de rodagem, cruise control, entre outros. 

O Abarth 595 Pista vem equipado com um motor de 4 cilindros 1.4 cilindrada a gasolina com 160 cv e 230 Nm de binário e é capaz de cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,3 segundos, e tem uma velocidade máxima 216 km/h, números impressionantes para uma “caixinha”!  

A condução do 595 é excelente, o carro é surpreendentemente rápido a sair e agarra bem as curvas. Durante o modo normal a condução é bastante agradável para um carro do dia a dia, o motor não é demasiado nervoso, a direção é leve e a suspensão é confortável. Isto deve-se ao facto da suspensão traseira Koni conter tecnologia FSD (Frequency Selective Damping), o que otimiza a experiência de condução. Por exemplo, se estivermos em modo normal e com uma condução calma a suspensão é suave e confortável, mas se tivermos em modo Sport a suspensão é rija e cria uma maior aderência em curvas para uma maior estabilidade. Quando colocamos o 595 em modo Sport o motor fica mais agressivo, direção e suspensão mais rijas, e a sonoridade do escape Record Monza muito mais afinada, e assim que pressionamos o acelerador temos uma resposta imediata, o Abarth voa como se fosse uma pena. Dada a sua leveza e pequenas dimensões quando atacamos as curvas o comportamento é muito bom, não tanto como se esperava deste tipo de carro, mas o 595 tem uma carroçaria consideravelmente alta.  

A versão ensaiada custa 27 520€ e paga 136,72€ de IUC, no entanto pode adquirir um Abarth 595 a partir de 21 724€.  

Em suma, o 595 Pista é um carro desportivo que nos concede uma boa diversão quando nos sentamos ao seu volante, mas também com um comportamento bastante normal quando o conduzimos calmamente, conseguindo perfeitamente ser o carro do dia a dia, só lamentamos que na construção dos seus interiores a Abarth não o tenha feito de uma forma mais diferenciada e especial em relação ao Fiat 500.  

Queríamos deixar um agradecimento à equipa da Litocar de Santarém pela cedência da viatura  para ensaio. (www.litocar.pt)  

Prev Post
Next Post

Leave a comment

Please note, comments need to be approved before they are published.

Thanks for subscribing!

This email has been registered!

Shop the look

Choose Options

Close
Edit Option
is added to your shopping cart.
Close
Terms & Conditions
What is Lorem Ipsum? Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum. Why do we use it? It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution of letters, as opposed to using 'Content here, content here', making it look like readable English. Many desktop publishing packages and web page editors now use Lorem Ipsum as their default model text, and a search for 'lorem ipsum' will uncover many web sites still in their infancy. Various versions have evolved over the years, sometimes by accident, sometimes on purpose (injected humour and the like).
this is just a warning
Login Close
Close
Shopping Cart
0 items
0%